Numa candidatura praticamente única, o deputado federal Arthur Lira (AL) foi reeleito presidente da Câmara nesta quarta-feira, 1º. Ele obteve 464 votos, um recorde na história da Casa. Lira venceu os deputados Chico Alencar (PSol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo), que receberam 21 e 19 votos, respectivamente. Ainda houve 5 votos em branco.
Lira ficará no cargo por dois anos — até o fim de janeiro de 2025. Sua reeleição não enfrentou resistência nem das bancadas com perfil de centro-direita, que tiveram desempenho expressivo nas eleições do ano passado, nem da frente de siglas que apoiam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva — cerca de 125 votos.
A votação de Lira bateu o recorde histórico de votos, com 464. A marca pertencia ao ex-deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), em candidatura única, com 434 votos, eleito para presidente da Casa entre anos de 1991 e 1992.
Também foram escolhidos o primeiro vice-presidente da Câmara, Marcos Pereira (Republicanos-SP); segundo-vice-presidente, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ); primeiro secretário, Luciano Bivar (União-PE); segundo-secretário, Maria do Rosário (PT-RS); terceiro-secretário, Júlio César (PSD-PI); e o quarto secretário, Lucio Mosquini (MDB-RO).
Comments powered by CComment